Como Funciona o Cadastro Único?

Como Funciona o Cadastro Único?
5 (100%) 1 vote

O Cadastro Único é uma forma de manutenção e controle dos diversos programas de diminuição da pobreza e outras formas de auxílio social.

Sendo uma das formas mais eficientes encontradas para unificar cadastros, manter benefícios em dia e evitar fraudes, este cadastro é um dos principais responsáveis pela manutenção e expansão das políticas sociais do governo federal

Além disso, o cadastro único tem a função de ajudar a mapear as dificuldades sociais no Brasil fazendo um acompanhamento mais próximo de como a pobreza está se comportando em nível nacional e a eficiência destes programas na diminuição e extinção dos diversos problemas sociais que o nosso país sofre.

Cadastro Único NIS

Cadastro Único V7, o que é?

Vamos falar mais sobre o cadastro único, o que ele pode fazer por você e quais são seus diferenciais em relação às políticas sociais anteriores, além dos procedimentos para inscrição e atualização.

CADÚNICO – Cadastro Único para Programas Sociais

Este cadastro é a forma como você, pessoa em situação de fragilidade social, consegue acesso a uma série de benefícios e auxílios que o governo federal oferece para você, com o grande objetivo de melhorar a sua vida e especialmente oferecer uma possibilidade melhor para sua família e filhos.

Esses benefícios que o cadastro único oferece servem para complementar renda, dar a você a chance de comprar sua casa própria, ajudar seus filhos a terem uma educação de qualidade, além de ser uma forma de ter aconselhamento do assiste social sobre assuntos de saúde e de desenvolvimento da sua família.

Como Funciona o Cadastro Único (CADÚNICO)?

Com todas estas vantagens, você deve fazer seu cadastro no sistema o quanto antes, evitando que o processo bloqueie seus benefícios além da necessidade.

O CadÚnico ou Cadastro Único funciona da seguinte maneira:

Tanto o município pode ir até às famílias de baixa renda e efetuar o cadastro ou a família que se enquadra dentro dos requisitos de baixa renda deve procurar a Assistência Social de seu município e lá procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e fazer o cadastramento social.

Para fazer este cadastro é necessário que uma pessoa maior de 16 anos que more na residencia responda ao questionário, isso no caso da visita a casa da família. Já no caso de ir até ao CRAS fazer o cadastro é importante que a mulher vá e leve o CPF e o Titulo de Eleitor.

Documentos necessários

É necessário que o responsável leve os documentos de todos os membros da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho; ou
  • Título de Eleitor.
  • Comprovante de residencia (não obrigatório)

Cadastro Único: como fazer o seu?

O procedimento para fazer seu cadastro é relativamente simples, sem grandes dificuldades, mas com uma questão curiosa.

Como o cadastramento é feito por município, algumas cidades têm algumas características específicas, como pré cadastros online e outras facilidades.

O mais comum, porém, é que o cadastro único seja feito diretamente no CRAS (centro de referência de assistência social), que oferece uma série de serviços além deste cadastramento, como aconselhamento com assistente social, e outros benefícios.

Para fazer este cadastro, é necessário a documentação de todos os moradores da casa, um comprovante de residência e o cadastramento do responsável com CPF e título de eleitor, que só dispensado no caso de quilombolas e indígenas.

Com este cadastro único você conseguirá ter acesso a todos os benefícios sociais como o Bolsa família, Minha Casa Minha vida e similares que darão uma excelente ajuda para a suas dificuldades sociais.

Com o Cadastro Único a família pode participar de diversos programas sociais do Governo Federal

Programas e benefícios sociais que utilizam o Cadastro Único

  • ​​Programa Bolsa Família
  • Programa Minha Casa, Minha Vida
  • Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI​
  • Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
  • Carteira do Idoso;
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  • Programa Brasil Carinhoso;
  • Programa de Cisternas;
  • Telefone Popular;
  • Carta Social;
  • Pro Jovem Adolescente;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Passe Livre para pessoas com deficiência;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

Como Consultar o Cadastro Único?

Já com o cadastro único feito, você terá acesso ao sistema do cadastro único pelo site da Caixa, que constará todas as informações sobre o nis e todos os benefícios que você está atualmente recebendo.

Para ter acesso a esta consulta, entre neste link e siga as instruções na tela. Caso tenha alguma dúvida, procure assistência da Caixa por meio do SAC: 0800-726-0101.

Esta consulta é uma excelente forma de estar sempre sob controle sobre o que está acontecendo no seu cadastro único.

Como atualizar Cadastro Único?

Para atualizar seu cadastro único, verifique sempre os procedimentos do seu município. Na maioria das vezes é necessário ir até o CRAS novamente e levar os documentos que atestam a sua nova condição.

Um detalhe extremamente importante é que evitar que o governo saiba de novas situações, como um novo emprego ou uma possível melhoria na sua renda, que o tiraria de determinado programa, como o Bolsa família.

Essa prática é considerada fraude, sendo passível de punição como tal, além de um ato egoísta contra pessoas que estão passando pela dificuldade que você passou e podem não obter ajuda por causa da sua fraude.

Mantenha suas informações sempre em duas e use o cadastro único para se manter sempre ciente das novidades do governo.

One Response

Deixe o seu comentário