O que é Consulta cidadão: saiba tudo sobre ele

O que é Consulta cidadão: saiba tudo sobre ele
5 (100%) 1 vote

O consulta cidadão é uma ferramenta de extrema importância para as famílias de baixa renda que estão cadastradas no cadastro único de benefícios sociais do governo. Com essa modificação, vamos falar mais sobre o que esse serviço pode fazer por você e quais são as suas vantagens.

Veja também:

Estar ciente de todas as informações e processos do cadastro único é indispensável para conseguir compreender qual a sua situação dentro destes benefícios e quais são as chances que você eventualmente estar perdendo.

Acompanhe conosco os procedimentos de como usar o consulta cidadão, o que ele revela para você e como essa ferramenta vai fazer com que você tenha mais controle da ajuda que você vai receber.

O que é o consulta cidadão e o que ele oferece?

O consulta cidadão nasceu da necessidade de deixar o cidadão que fez o cadastro único ciente de todas as situações que estão acontecendo no seu cadastro de benefícios sociais. É por meio dessa consulta que os chefes de família ficam sabendo em quais benefícios sociais sua família foi inscrita e qual a situação de cada um deles.

Essa ferramenta é muito simples de ser usada, feita exatamente para que não existam dificuldades. Acompanhe o procedimento:

  • Entre no site para fazer a consulta através deste link;
  • Preencha os dados de acordo com o pedido (nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado onde foi registrado)
  • Clique em “eu não sou um robô” e no botão emitir.

Com essas informações, você terá muito mais facilidade para encontrar dados necessários e até para entender se houve alguma atualização nos programas os quais você e sua família foram inclusos.

Quais são as vantagens que a consulta cidadão oferece?

A consulta cidadão oferece mais controle e segurança para você, já que existem diversas questões que precisam ser levadas em consideração.

Como as famílias são cadastradas e então indicadas e aprovadas para programas diversos de forma quase que automática, as pessoas tinham de ir até o CRAS (centro de referência de assistência social) para então saber do andamento.

Agora, com o consulta cidadão online, tudo é facilmente verificado por lá, informando quais são os benefícios que a sua família possui, quais são as possibilidades que estão em suspensão ou canceladas por motivos diversos, quais benefícios você ainda não usufrui, mas tem direito.

Essa facilidade de informação permite que você compreenda melhor a sua situação frente os benefícios sociais e ainda tenha acesso à números importantes, como o nis de cada membro da família, que ajuda a verificar quais são os benefícios que cada um têm direito.

Além disso, é uma forma importantíssima para identificar problemas cadastrarias que podem cancelar ou atrasar benefícios em geral. Caso você tenha atendimento com assistente social, a possibilidade ainda é menor deste tipo de engano acontecer, mas nem todo mundo tem esse tipo de acesso.

Não perca a chance de controlar melhor seus benefícios sociais por meio do consulta cidadão. Lembrando sempre que se houver alguma dúvida ou problema sobre seus benefícios sociais, você deve procurar o CRAS mais próximo da sua casa.

Deixe o seu comentário