Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

CadUnico 2019: Cadastro, inscrições, como funciona

O CadUnico 2019 ou Cadastro Único 2019 é uma excelente solução para diversos problemas de logística e fraudes que os programas sociais no brasil sempre sofreram, já que havia divergência e falta de comunicação entre as esferas do poder e, com isso, sempre havia dinheiro mal investido.

Com esse cadastro único esse problema deixa de existir, já que existe um único cadastro para gerenciar todos os benefícios e programas sociais que o governo oferece para as pessoas melhorarem de vida e conseguirem se manter decentemente.

Vamos falar mais do CadUnico 2019, o que ele oferece de diferente e quais são as formas de cadastro e outras questões que você precisa saber a seu respeito.

O que é CadUnico 2019?

O Cadastro Único, criado em 2003 para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

O cadastro das famílias para o recebimento de benefícios sociais é uma forma de o governo mapear melhor as dificuldades sociais do país, conseguindo, dessa forma, alocar recursos de forma mais eficiente e para ajudar o máximo de famílias possível.

O CadUnico 2019 é também a única forma pela qual famílias em dificuldade podem ter acessos a programas como bolsa família, as faixas mais baixas do minha casa minha vida e outros tipos de apoio à educação e ao sustento das famílias oferecidos por governos estaduais, municipais e federal.

Dessa forma, é indispensável que todas as famílias em situação de fragilidade social façam seu cadastro e o mantenham atualizado, para que os benefícios não sejam cancelados ou que você deixe de receber algum dos benefícios que teria direito.

Veja mais:

Cadastro Único para Programas Sociais

Como fazer o seu Cadastro Unico 2019?

O cadastro para o CadUnico 2019 é simples e rápido, bastando que você vá até a secretaria de bem estar social da sua cidade, sendo que é necessário que exista um representante familiar, que fica responsável por toda a documentação da família.

cadunico 2019

 

Algumas vezes, especialmente m casos mais extremos, esse tipo de cadastro pode ser feito por um assistente social, mas a questão é que o cadastro precisa ser feito com uma lista de documentação obrigatória, que são:

Documentos Obrigatórios

  • Rg de todos os membros da família.
  • Rg, CPF ou título de eleitor do responsável pela família.

Já estes documentos, apesar de não serem obrigatórios, ajudam muito no cadastramento:

  • Conta de luz
  • Carteira de trabalho do responsável pela família
  • Atestado de matrícula das crianças da família na escola.

No caso de famílias, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua e sem documentos, é importante que esse cadastramento seja feito e a documentação dos membros da família seja feita o mais rápido possível.

Cadastramento de pessoas sem documento

Se alguém da família ou se todos integrantes não tiverem documentos, não tem problema. O entrevistador do Cadastro Único deve fazer a entrevista, orientar e encaminhar a família ou a pessoa para tirar os documentos. Se a pessoa nunca foi registrada, a primeira via da certidão de nascimento é de graça. O cadastramento é um direito da família de baixa renda.

Mas, enquanto o(a) Responsável Familiar não apresentar um dos documentos obrigatórios ao entrevistador e um documento para cada membro da família, o cadastro ficará incompleto e a família não poderá participar de programas sociais. Ainda assim, é importante que o cadastramento seja feito, pois isso permite ao governo saber que precisa realizar ações de mobilização para o registro civil de nascimento e a documentação básica dos cidadãos.

Telefone do CadUnico

As pessoas podem denunciar casos em que o setor do Cadastro Único não queira fazer o cadastramento, entrando em contato para a Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O telefone é 0800 707 2003 (opção 5).

Depois de cadastrado, como o CadUnico 2019 funciona?

A partir do momento em que você for cadastrado, os benefícios que você for capaz de receber serão notificados pelo centro e referência de assistência social (cras) da sua região, que vão te dar as instruções de o que e como você pode receber uma série de auxílios para melhorar de vida.

Não perca essa excelente chance de desenvolver sua vida de forma mais eficiente e diferenciada, dando a você e aos seus familiares a chance de sair da pobreza com os benefícios governamentais.

CadUnico 2019: Cadastro, inscrições, como funciona
3.8 (75%) 4 votes

6 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *