Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

CadUnico como se cadastrar pela internet. É possível?

Cadastrar no Cadunico pela internet – O Cadunico é um cadastro feito para que os trabalhadores possam usufruir dos vários programas sociais governamentais feitos para pessoas em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Os benefícios que ser inclusive neste cadastro te oferecem são grandes e os benefícios são cada vez maiores e mais diferenciados, sendo que existem diversas possibilidades especiais somente para quem se cadastrar no Cadunico.

Vamos falar mais sobre se cadastrar pela internet, quais são as possibilidades e qual o, porém sobre este cadastro.

O que é o Cadunico e como se cadastrar pela internet?

O Cadunico ou Cadastro Único  é o cadastro necessário para atestar que a família em questão está em situação de pobreza ou de extrema pobreza, abrindo as portas para benefícios sociais como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, além de outros benefícios como preferência em bolsas de estudo para escolas técnicas e profissionalizantes públicas.

Este cadastro é feito, na maioria das vezes, inicialmente com a visita do assistente social, que irá cadastrar a família e então verificar a documentação do chefe da família, sendo que na maioria das vezes a cadastrada é a mulher da casa.

Outro ponto importantíssimo é entender que, para ser cadastrado, a faixa de valor que é necessária é entre até 89 reais por pessoa na casa mensal (situação de extrema pobreza) até três salários mínimos mensais (situação de pobreza).

Além disso, cadastrar-se no Cadunico pela internet ou por qualquer outra forma não garante entrada direta nos programas sociais, já que o seu cadastro é avaliado pelo ministério a partir do momento que você é cadastrado e então é verificado quais são os programas sociais aos quais você tem acesso.

Onde se cadastrar no CadUnico pela internet?

Infelizmente, esta é uma questão que não é uniforme. Como os cadastros no Cadunico pela internet precisam ser feitos diretamente com as prefeituras, para que existam mais precisão e velocidade neste cadastramento.

cadastrar no cadunico pela internet

É necessário verificar no site da prefeitura da sua cidade se já existe a possibilidade de se cadastrar no Cadunico pela internet.

Caso não exista, é necessário ir pessoalmente até o CRAS para fazer este cadastramento pessoalmente.

Para se cadastrar no Cadunico pela internet ou pessoalmente, são necessários os seguintes documentos:

Certidão de nascimento ou RG de todos os membros da família, sendo que outros documentos de identificação como certeira de trabalho e outros documentos.

Para o responsável, é necessário CPF e título de eleitor, exceto no caso de comunidades indígenas ou quilombolas, onde esta necessidade deixa de ser obrigatória. Comprovante de endereço, para ajudar a preencher o endereço da residência na qual a família mora.

Se cadastrar no Cadunico pela internet é garantia de estar incluso nos programas sociais?

Não. Em momento algum o cadastro é garantia de inclusão nos programas sociais. Em nenhum deles. Você apenas se torna passível de inclusão quando faz seu cadastro.

Existe a possibilidade de haver algum problema com o seu cadastro, alguma confirmação faltante ou divergência, ou simplesmente você tem mais renda do que o máximo possível dentro do programa.

Cadastro Único Online

Como já foi dito aqui ao longo deste artigo, o cadastro único online ainda não é possível, digo ainda, porque pode ser que mais para frente já seja possível, pois muitos serviços do governo já feito pela internet.

Mas é possível fazer a consulta do Cadastro único pela internet, lá é possível fazer a consulta ao numero do NIS, como já demonstramos neste artigo (Consulta Cidadão: O que é, como fazer).

Para ter acesso a qualquer programa do governo Federal,  você deve ter a inscrição no CadUnico, principalmente o Bolsa Família, que é o maior programa de transferencial de renda para as famílias de baixa renda já desenvolvido no Brasil e no mundo.

O Responsável Família, que quase sempre é uma mulher, basta procurar a secretaria de Assistência Social do seu município, lá deve ter o setor do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que é o local onde é realizado o cadastramento das famílias para participar de programas sociais.

Caso o CRAS não queira fazer sua inscrição, pode entrar em contato com o Secretaria Nacional de Desenvolvimento Social pelo telefone é 0800 707 2003 – opção 5.

Fique ligado para saber mais sobre o Cadunico aqui no nosso blog.

10 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *