Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Consultar NIS pelo Cadastro Único

Precisando consultar o número do NIS? Existem algumas formas de se consultar NIS pelo Cadastro Único, descubra nesse artigo como realizar essa pesquisa.

Quem nunca se viu nessa situação, necessitando urgentemente buscar por um número de cadastro que nem sabemos onde procurar? Felizmente temos muitas ferramentas que nos ajudam nesse momento. Consultar o NIS pelo Cadastro Único, através do site Consulta Cidadão é uma delas.

Descubra nesse artigo como realizar essa consulta do número do NIS tão importante para diversos cadastros do governo.

O que é o NIS

O Número de identificação social (NIS) é um de cadastro atribuído pelo banco Caixa econômica federal, que os governos municipais, estaduais e federais mantêm para ter um controle de identificação de pessoas que usufruam de algum benefício social ou desejam ter vínculo empregatício.

O número do NIS é o primeiro passo para a vida social do trabalhador, com ele você poderá ter o seu número do PIS (programa de integração social).

O PIS é necessário para você se transformar em um trabalhador de carteira assinada e começar a contribuir com tributos e que lhe garante diversos benefícios como trabalhador como por exemplo a aposentadora.

Se você não trabalhou de carteira assinada e nunca solicitou fazer uma carteira, você possuirá apenas o NIS que lhe garantirá além de benefícios sociais, consultas de extratos de todos valores recebidos.

O número do PIS é o mesmo que o do NIS. Esse número é individual e intransferível. Mas antes de ensinar o passo a passo como consultar NIS pelo Cadastro Único precisamos entender onde será necessário este número e o que é Cadastro Único.

Quando é necessário o número do NIS?

Sempre que o cidadão precisar se inscrever em algum benefício social oferecido pelo governo, vai ser necessário apresentar o número do NIS, veja abaixo alguns exemplos:

  • Bolsa Família
  • Tarifa Social (valor reduzido) de Energia Elétrica
  • Carteira nacional de habilitação (CNH) social
  • ID Jovem
  • Isenção de Taxas de Concurso Públicos
  • Solicitação da criação do PIS
  • Se você não é trabalhador (a) de carteira assinada e nunca solicitou o PIS e necessita ou já recebe benefícios do governo é necessário ter o número do NIS para consultar os extratos referentes a benefícios sociais.

O que é Cadastro Único?

O cadastro único é o conjunto de informações sobre as famílias brasileiras que incluem dados como características das residências, trabalho, renda, identificação de todos que habitam no local.

Este cadastro é utilizado pelo governo para implementar políticas que promovam a inclusão social trazendo melhoria de vida para esses cidadãos através de programas sociais.

A Caixa Econômica Federal é quem mantém o sistema do cadastro único e o atualiza, o Ministério do Desenvolvimento Social é o gestor responsável a nível federal, e os governos Federais, Estaduais e Municipais compartilham a responsabilidade da execução do cadastro único.

Agora que já entendemos o que é NIS e o que é cadastro único, vamos ao passo a passo para consultar NIS pelo Cadastro Único.

Como consultar NIS pelo cadastro único

A ferramenta mais usada para consultar NIS pelo Cadastro Único é a no site do governo na aba consulta cidadão.

Um site criado pelo Ministério do desenvolvimento social para facilitar a vida do cidadão e também para evitar as filas nos postos de atendimento, já que muitas pessoas iam até lá apenas para consultar o número do NIS.

Primeiramente o cidadão deve estar cadastrado e este cadastramento pode ser feito no CRAS (centro de referência de assistência social) de sua cidade ou então em visitas periódicas de uma equipe especializada do governo, promovidas pelo município. Geralmente realizadas em municípios sem o CRAS.

Para realizar a consulta do NIS acesse o site (http.www.mds.gov.br/consultacidadao) logo depois será solicitado alguns dados como por exemplo:

cadastro unico

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe
  • Endereço completo

Siga os seguintes passos e logo em seguida selecione a opção NIS e será exibido o número do seu NIS.

consultar NIS pelo cadastro Único

Achei o NIS, posso imprimir?

Assim que seguirmos os passos acima na consulta do NIS pelo cadastro único, abrirá uma tela em que as informações serão exibidas em tabelas. No primeiro quadro aparecerá o NIS, logo depois o nome e no último quadro a direita a imagem de uma impressora com a descrição “Ação”. Basta clicar e terá os dados da sua impressora.

Aproveite e saiba mais:

Se os dados não forem corretamente digitados ou se o cadastro tiver sido feito à menos de 45 dias as informações não aparecerão. Neste caso, abrirá uma caixa de diálogo informando que a pessoa não foi localizada no cadastro único com os dados informados.

Outras formas de consultar o NIS ou descobrir o seu número.

Além de consultar o NIS pelo cadastro único na internet há outras maneiras de fazer a consulta, veja logo a seguir como:

  • Prefeitura da sua cidade

Você pode solicitar a folha resumo de consulta do NIS ao gestor municipal, nela contará resumos de suas seguridades sociais

  • Cartão Bolsa Família

Você pode descobrir o número do NIS no cartão cidadão, ele do responsável vem impresso no cartão

  • Cartão do Cidadão

O número do NIS é o mesmo do PIS e você pode descobrir com o seu cartão cidadão no caixa

  • Carteira de Trabalho

As novas carteiras de trabalho já vêm com número do PIS impresso

  • Portal Transparência do Governo Federal

A consulta pode ser feita no site é necessário o nome completo, RG o CPF

  • Consulta NIS para ID Jovem

O site da Caixa oferece um link onde é possível fazer a consulta.

  • Consultar pelo CPF na Caixa
  • Consulta por telefone através do número 0800-726-0207 ou no 135
Consultar NIS pelo Cadastro Único
5 (100%) 1 vote[s]

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *