ID Jovem 2020: Cadastro, com usar, como funciona

Que tal poder viajar de graça ou participar de eventos culturais pagando apenas metade da entrada? Com o ID Jovem 2020 você poderá ter essas e outras vantagens. Conheça mais sobre esse programa.

O ID Jovem veio para incentivar jovens a conhecerem outros lugares do Brasil. Adquirindo conhecimento, cultura e aprendendo sobre outros estados brasileiros. Programa para a faixa etária de 15 a 29 anos.

Criado pelo Governo Federal, em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude. O programa dá acesso à lazer de qualidade, sem custo algum, ou em alguns casos, pagando apenas metade do ingresso. Conheça mais sobre esse programa.

O que é ID Jovem

O ID Jovem é um documento criado pelo Governo Federal junto com a Secretaria Nacional da Juventude, que dá acesso aos jovens de 15 a 29 anos, a viagens interestaduais gratuitas e o benefício de 50% em eventos artísticos-culturais e também esportivos.

Criado em 2016, a Identidade Jovem, é o resultado dos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude. Emitida pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), é válida para todo o território nacional. Atende mais 16 milhões de jovens.

Programa ainda pouco conhecido pelos jovens,  atende jovens com famílias que recebem até dois salários mínimos e que estejam cadastrados no CadÚnico.

É obrigação por lei, as empresas de transporte interestaduais oferecerem esse serviço aos jovens. Assim garantindo, por viagem, dois assentos gratuitos e mais dois assentos com metade do preço para viagens de estado para estado.

Quem tem direito

Para ter acesso aos benefícios ao programa, é preciso que se esteja nas condições exigidas pelo programa. Veja quais são estas condições:

  • Ter idade entre 15 e 29 anos, independente se é ou não estudante
  • Comprovar que tem baixa renda, ou seja, a família possuir renda de até dois salários mínimos
  • Estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal
  • Cadastro atualizado no CadÚnico a pelo menos 24 meses
  • Ter a numeração do NIS

 

ID Jovem 2020, como fazer o cadastro

Tem todas as condições exigidas no programa? Agora é hora de fazer seu cadastro para pode desfrutar de todas as vantagens que o programa tem a oferecer. Veja como é rápido fazer seu cadastro:

  1. Entrar no portal oficial do ID Jovem: Clique aqui para acessar ao portal
  2. Preencher o formulário com todos os dados necessários
  3. Feito esses dois passos, o sistema irá gerar o cartão virtual
  4. Imprima-o e agora é hora de usar o seu cartão.

Além do portal, você também pode solicitar seu cadastro via aplicativo. Faça o download gratuitamente 2.0. Os passos para o cadastro são os mesmos do portal.

Benefícios

Cadastro realizado com sucesso. Agora é hora de desfrutar do seu ID Jovem 2020. Conheça os benefícios que o programa concede para você jovem:

  • Meia entrada nos eventos culturais
  • Viajar para outros estados de graça ou pagando apenas metade da passagem
  • Descontos para assistir jogos esportivos
  • Isenção na taxa de concursos públicos, vestibulares de universidades e institutos federais

id jovem 2020

ID Jovem como funciona

A Identidade Jovem ou ID Jovem, funciona para garantir ao jovem meios de adquirir mais cultura e lazer. Seja viajando para outros estados ou visitando museus, teatros, cinemas e até ir a jogos esportivos, como futebol.

Lembrando sempre, que para poder desfrutar do seu  2020, basta apenas realizar e validar seu cadastro. E sempre estar atendo a data de validade dele.

Como fazer o ID Jovem 2.0

Para poder fazer o Id Jovem 2.0, é de suma importância estar cadastrado no Cadúnico de seu município. Com esses dados, seu perfil será analisado pelo programa. Sendo aprovado, será gerado seu número do NIS, para que você possa utilizar.

O cadastro pelo CadÚnico é feito pela gestão municipal do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Para efetuar é necessário levar os documentos pessoais de todos os membros da família. Além do comprovante de residência e de renda.

Como emitir o ID Jovem e validar (passo a passo)

Quer emitir o seu ID Jovem e não sabe como fazer? Fizemos um passo a passo para que você possa emitir e validar seu Id Jovem 2020, sem complicação e de forma super prática. Veja como:

  • Entrar no https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem
  • No início da tela ir em Emitir
  • No próximo passo será necessário preencher as seguintes informações: número do NIS, nome completo, nome da mãe e data de nascimento
  • Clicar em Gerar

Feito esse processo, agora é hora de validar seu cadastro. Basta ir em https://idjovem.juventude.gov.br/validarcarteira e digitar o código da sua carteirinha. O código se encontra abaixo do QR Code do seu documento ID Jovem 2.0.

ID Jovem renovar

Quem já tem o ID Jovem a um certo tempo, precisa saber que é preciso renovar seu documento, para que não perca todos as vantagens oferecidas por ele. O prazo de validade é de 180 dias após a sua emissão.

A validade é necessária para que possa ser verificado, de tempos em tempos, se o usuário ainda se enquadra em todos os requisitos impostos pelo programa. Caso não esteja, o jovem será excluído.

Um dos meios para que seja renovada a sua ID Jovem é pelo aplicativo oficial ID Jovem 2.0 ou também pelo site da Caixa, que também tem a opção de fazer a renovação.

Confira aqui como fazer a renovação do seu documento:

  • Acessar o site https://idjovem.juventude.gov.br/ ou também pelo aplicativo no celular
  • Ir em Emitir um novo cartão
  • Preencher os dados solicitados
  • Clica em cima do cartão e imprimi-lo
  • Prontinho!

Fazer a renovação é simples e rápida. Isso serve para que você possa consentir que quer continuar participando do programa. E também atualizar seus dados. Caso tenha alguma alteração.

Viagens gratuitas

Já pensou poder viajar para um outro estado sem pagar nada pela passagem? Ou apenas pagando metade? Com o ID Jovem você poderá viajar para qualquer estado brasileiro.

Para que você possa viajar usando o seu Id J, é necessário “comprar” sua passagem pelo terminal rodoviária apresentando seu documento ID Jovem ou a imagem do aplicativo, pela tela do seu celular.

Por viagem, são oferecidas duas vagas gratuitas e mais duas vagas com metade do preço da passagem. Lembrando sempre de agendar sua viagem com pelo menos três horas de antecedência. Ou o ideal, agendar bem antes, para não correr o risco de ficar sem as vagas gratuitas.

As viagens só são aceitas para estados diferentes. O programa não aceita viagens para cidades do seu estado. Todos os estados brasileiros participam do programa. Consultar sempre disponibilidade de gratuidade.

É recomendável chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário da partida do ônibus e apresentar seu documento, dentro da validade e documento com foto.

Caso ocorra a negação da viagem por parte da empresa de transporte, o jovem deverá solicitar que a empresa, por escrito, informe uma justificativa formal pela recusa. Nessa justificativa deve conter o motivo pelo qual foi negada a viagem.

Quem não tem o NIS pode emitir o ID Jovem

O ID Jovem não pode ser solicitado para quem não possui o cadastro NIS. Pois o governo entende que o jovem não se enquadra nos quesitos exigidos. Então sem o NIS, é impossível aproveitar dos benefícios do programa.

Caso tenha interesse em ter o seu documento ID Jovem 2020, basta ir até o CRAS de sua cidade e solicitar sua inscrição no CadÚnico. Após cadastro, será disponibilizado o seu número do NIS. Com ele em mãos, agora você poderá fazer o seu.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *