SIBEC: Sistema De Benefícios Do Cidadão: O que é, como consultar

SIBEC, descubra o que é, e como utilizar a ferramenta criada pela Caixa Econômica Federal para realizar consultas de programas sociais.

Cidadãos que necessitem de auxílio do Governo Federal por viverem em situação de vulnerabilidade, podem se cadastrar em um sistema único. Esse sistema é o SIBEC, e ele pode facilitar muito a vida de quem faz parte do Bolsa Família por exemplo.

O Sistema de Benefícios do Cidadão, visa a simplificação das consultas dos programas sociais do governo. Saiba exatamente do que se trata e como fazer uso dessa ferramenta.

O que é o SIBEC

O Sistema de Benefícios do Cidadão (SIBEC), é um banco de dados, onde estão cadastrados os participantes de programas sociais do governo. Portanto, é por meio desse sistema que os cidadãos que utilizam auxílios repassados pelo governo federal acessam suas contas.

Esse sistema foi criado pela Caixa Econômica Federal, a fim de simplificar o acesso a todos os beneficiários de programas sociais. É como um sistema único, onde os cidadãos podem realizar todas as consultas, de todos os programas dos quais participam.

Para que serve

O SIBEC é uma ferramenta que unifica em um sistema só os cadastros de cidadãos que participam de programas sociais. Sendo assim, ele serve para que os beneficiários tenham acesso a todos os seus dados, podendo fazer as consultas no sistema.

Quem pode usar

A ferramenta pode ser utilizada pelos inscritos em programas sociais, pois, é por ela que as consultas são realizadas. Mas também pode ser utilizada por qualquer cidadão para consulta pública.

SIBEC

Como funciona o SIBEC

O SIBEC funciona como portal de transparência para os gastos com programas sociais do governo. E também como banco de dados, onde ficam as informações de todos os beneficiários desses programas sociais.

Como e onde cadastrar no SIBEC

O cadastro no SIBEC é obrigatório para realizar as consultas dos benefícios. Para se cadastrar, o usuário deve acessar diretamente o site da Caixa e registrar seu Número de Identificação Social (NIS).

Na tela preencha os campos pedidos:

  • Informe seu NIS
  • Crie uma senha de acesso clicando em Cadastrar Senha
  • Será mostrado um Termo de Compromisso, aceite para continuar
  • Crie uma senha de acesso pela internet e confirme

Caso o usuário não lembre a senha do cartão cidadão, após aceitar o Termo de Compromisso siga os passos seguintes:

  • Na próxima página, aperte o botão Esqueci a Senha
  • Na página seguinte, preencha com as informações do Cadastro NIS e confirme
  • Crie uma senha para internet e clique em confirmar

Atenção, o NIS é essencial para realizar o cadastro no SIBEC. Caso pretenda participar de algum programa social, o cidadão deve ir até uma agência da Caixa para fazer o Cadastro NIS.

Como fazer a Consulta pública SIBEC

Para realizar uma consulta pública no SIBEC, para verificar os gastos do governo com auxílios sociais, siga os seguintes passos:

  • Entre no site da Caixa
  • Para consulta pública selecione Consulta Benefícios por UF ou por Município
  • Selecione a UF e município (se assim escolheu) e selecione a folha de pagamento
  • Clique em consultar

Dessa forma, qualquer cidadão pode ter acesso aos números dos programas sociais de acordo com cada Estado e Município. Podendo saber, a quantidade de famílias assistidas e total dos recursos destinados.

O que é a SENHA CIDADÃO?

Contudo, para que os cidadãos possam realizar o cadastro no SIBEC, é preciso ter uma senha cidadão. Para cadastrar a senha do cartão, o usuário deve ligar no 0800 726 0207.

Após isso, comparecer à uma Casa Lotérica portando algum documento com foto atualizada. Podendo ser, carteira de identidade, carteira de habilitação, identidade militar, dentre outras.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *